sexta-feira, 10 de junho de 2011

A TECNOLOGIA DA TV VERSUS A TECNOLOGIA DE VÍDEO

  VÍDEO DIDÁTICO E AQUELE QUE PASSA INFORMÇÕES EM PEQUENAS     DOSES,ORGANIZADAS EM FORMA DE MOSAICO(RÁPIDAS SÍNTESE DE CADA ASSUNTO )
    COM APRESENTAÇÕES VARIADAS (CADA TEMA DURA POUCO E É       ILUSTRADO).PODEMOS CITAR TRÊS ELEMENTOS BÁSICOS PARA DIFERENCIAR OS VÍDEOS DIDÁTICOS DE OUTROS VÍDEOS COMUNS,A INTERATIVIDADE COM O SISTEMA E O USUÁRIO (PLAY,REVISOES,CAPACIDADE DE PAUSA,REPETIR APARETEMENTE,ETC),OS SISTEMAS DE SÍMBOLOS USADOS (CÓDIGO AV,IMAGEM,GRÁFICOS,MÚSICA,ETC),E FINALMENTE, A MENSAGEM QUE VARIA Á PARTIR DE CADA DISCIPLINA QUE SERÁ ABORDADA.A TECNOLOGIA DA TV TEM COM OBJETIVO ENTRETER E INFORMAR,ISSO GERALMENTE E FEITO COM PROFISSIONALISMO E HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO EXCELENTES.O QUE DIFERENCIA VÍDEO DIDÁTICO DA TV É OS CONTEXTOS QUE SÃO ABORDADOS EM CADA UM,ONDE AS MENSAGENS DA TV NÃO SÃO IGUAIS AOS DO CONTEXTO ESCOLAR. A EDUCAÇÃO POR SUA VEZ ,TAMBÉM ESTÁ EM BUSCA DA INFORMAÇÃO ,ENTRETERIMENTO E,É CLARO ,ENDOSA A RESPONSABILIDADE DOS INDIVÍDUOS PARA OBTER ALGUMAS HABILIDADES,ATITUDES E CONHECIMENTO.A EFICÁCIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTA NO DESEMPENHO ,MUDANÇA QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS INDIVÍDUOS  QUE PASSAM POR ELA .UMA ABORDAGEM AO CONCEITO DE VÍDEO DE TREINAMENTO.OS DOCUMENTÁRIOS SÃO GERALMENTE COLETADOS NAS REVISTAS DE INFORMÇÃO PARA OS TELESPECTADORES .ESSAS REVISTAS NOS DIZ A HORA E A DATA DE EMISSÃO.E,RARAMENTE,O CONTÉUDO GLOBAL E ALGUNS CRÉDITOS _DIRETOR,PRODUTOR,ETC.NO ENTANTO NUNCA ENCONTREI NA REVISTA POR EXEMPLO ,INDICAÇÕES SOBRE O NÍVEL DE AUDIÊNCIA PARA QUE METAS ,OBJETIVOS ,CONCEITOS,MÉTODOS DE USO ,ETC.OU SEJA PRETENDE APENAS SER VISTO.NO ENTANTO ,NÃO ES´TA Á ALTURA DA TV.ALÉM DISSO ,DOCUMENTÁRIOS E OUTROS PROGRAMAS DE TELEVISÃO NÃO SÃO PROJETADOS PARA SEREM INSERIDOS EM UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.  CARACTERÍSTICAS DE UM VÍDEO INSTRUTIVO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

UM VÍDEO INSTRUTIVO  DEVE SER PENSADO ,PARA QUE SEJA USADO EM CONJUNTO COM OUTROS MATERIAIS E SISTEMAS DE SÍMBOLOS.ISSO SIGNIFICA QUE TODO O CONTEÚDO NÃO DEVE RESIDIR EXCLUSIVAMENTE NA FITA MAGNÉTICA _CASO CONTRÁRIO ,CAIRÍAMOS FACILMENTE NA SATURAÇÃO E PERDA DE INFORMAÇÕES POR CONSUMI-LO,PORQUE TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSITAM DE MAIS TEMPO E DURAÇÃO PARA QUE SEJAM ASSIMILADOS DE MANEIRA SIGNIFICATIVA .A AVALIAÇÃO É A CHAVE PARA O VÍDEO DE INSTRUÇÃO ,MARCA AS RELAÇÕES ENTRE O CONTEÚDO .INDICA OU APONTA AS IDEIAS FUNDAMENTAIS E QUESTÕES QUE PODEM OCORRER EM PÚBLICO.AO MESMO TEMPO, INFORMAÇÕES ADICIONAIS DEVEM ACOMODAR OS OBJETIVOS ,CONTEÚDOS,RESUMOS E OUTROS DADOS.OS VÍDEOS  INSTRUTIVOS TRANSMITEM CONTEÚDOS DA SOCIEDADE A SEREM ESTUDADOS EM SALA DE AULA.PODEMOS CONCLUIR COM TUDO QUE FOI CITADO ANTERIORMENTE QUE ,VÍDEOS DIDÁTICOS QUANDO BEM TRABALHADOS SE TRANSFORMA EM UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA ALMEJARMOS UMA APRENDIZAGEM  SIGNIFICATIVA E CONSTRUTIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário